Saturday, May 21, 2005

(VI) Células Estaminais Embrionárias

Os media anunciaram, com notas triunfais, um passo decisivo, um avanço incontornável na senda do progresso, a solução definitiva na cura de doenças degenerativas, etc... Sob a capa de um pseudo-consenso científico, em discursos atravessados de compaixão pels que sofrem, anunciam-nos a redenção: Novo passo na clonagem humana!
Mas isto não é, de todo, evidente. A comunidade científica recebeu com alguma frieza a notícia e não parece descabido encontrar nela uma forma de pressão sobre os EUA, onde o governo retirou o financiamento público para as investigaçôes que envolvam a manipulação de embriões humanos.
O processo ontem anunciado pelos cientistas coreanos implica a destruição de embriões humanos, num atentado claro à dignidade da pessoa. Ou seja: o anúncio não se limita a um novo passo inócuo, mas à consagração de que é lícito matar inocentes para salvar vidas. Já aqui escrevemos sobre isso, a propósito da pena de morte.
É interessante saber que há alternativas às investigações dos coreanos. A investigação sobre células estaminais adultas, sem envolver a manipulação de embriões, poderia ser uma alternativa, como sugeriu esta declaração da Academia Pontifícia para a Vida.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home