Sunday, May 29, 2005

(VII) Clonagem

Quando os media anunciaram, como grande descoberta, a aplicação de técnicas já conhecidas de clonagem humana por cientistas coreanos, dado o desinteresse dos cientistas pela notícia ocorreu-me se não se trataria de uma tentativa mediática de pressionar Bush e o Congresso americano: o congresso iria votar legislação sobre a matéria e Bush afirmou que vetaria qualquer proposta que permitisse a clonagem com recurso à manipulação de embriões humanos.
Era uma hipótese… Mas parece-me uma hipótese cada vez mais confirmada. Esperei dois dias para que algum dos grandes media (nacionais ou estrangeiros) noticiasse a descoberta da técnica de clonagem sem recurso a embriões humanos, que foi referida aqui. Se não fosse um jornal católico italiano, não teria tido conhecimento dela. E aqueles que não lêem o Avvenire continuarão a acreditar que Bush é ignóbil porque, ao proibir determinado tipo de investigações, está a impedir a descoberta de cura para doenças como a Diabetes ou Alzheimer…
Afinal, parece que quem noticia está mais interessado em criticar o presidente dos EUA (por tudo e por nada) que em informar com seriedade!

Saturday, May 21, 2005

(VI) Células Estaminais Embrionárias

Os media anunciaram, com notas triunfais, um passo decisivo, um avanço incontornável na senda do progresso, a solução definitiva na cura de doenças degenerativas, etc... Sob a capa de um pseudo-consenso científico, em discursos atravessados de compaixão pels que sofrem, anunciam-nos a redenção: Novo passo na clonagem humana!
Mas isto não é, de todo, evidente. A comunidade científica recebeu com alguma frieza a notícia e não parece descabido encontrar nela uma forma de pressão sobre os EUA, onde o governo retirou o financiamento público para as investigaçôes que envolvam a manipulação de embriões humanos.
O processo ontem anunciado pelos cientistas coreanos implica a destruição de embriões humanos, num atentado claro à dignidade da pessoa. Ou seja: o anúncio não se limita a um novo passo inócuo, mas à consagração de que é lícito matar inocentes para salvar vidas. Já aqui escrevemos sobre isso, a propósito da pena de morte.
É interessante saber que há alternativas às investigações dos coreanos. A investigação sobre células estaminais adultas, sem envolver a manipulação de embriões, poderia ser uma alternativa, como sugeriu esta declaração da Academia Pontifícia para a Vida.

Friday, May 20, 2005

(V) Pais israelitas já podem escolher sexo dos filhos

O DN anuncia que os pais israelitas já podem escolher sexo dos filhos. Um já que soa a suspiro de alívio, após milénios de opressão da natureza sobre o direito dos pais aos filhos.
Enfim: desde que os filhos deixaram de ser pessoas e se tornaram direitos dos pais (que querem menino ou menina; que querem afirmar a normalidade da sua condição homossexual, etc...) esta era uma questão de tempo!